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    Explore "paulofreire" with insightful episodes like "#21 - A democracia como modo de vida.", "#11 - Educação em todos os lugares e ao longo de toda a vida", "#08 - Conversas inspiradoras: José Pacheco", "#07 - "Tecnologias digitais, redes de aprendizagem e pedagogia da escuta"" and "#EP17º - Dose Única -Indefinições do Auxílio Brasil e o fim do Bolsa Família, homenagem ao Pe Júlio Lancellotti." from podcasts like ""Aprendências", "Aprendências", "Aprendências", "Aprendências" and "Dose Única"" and more!

    Episodes (13)

    #21 - A democracia como modo de vida.

    #21 - A democracia como modo de vida.
    Democracia aprende-se (e ensina-se) em casa, na escola e na vida. Neste episódio falamos sobre Democracia como um modo de vida, aproveitando a expressão do filósofo e educador John Dewey, que também foi explorada por educadores como Humberto Maturana, Willian Kilpatrick, Augusto de Franco e Paulo Freire.
    A democracia é o modo como interagimos um com o outro. Nascemos e crescemos em sociedades hierárquicas, muitas vezes autoritárias, e carecemos de mais experiências democráticas. Nem sempre vivenciamos democracia na família, no esporte, na escola, no trabalho, na vida social. Nas nossas experiências de vida aprendemos pouco de democracia. Acostumamo-nos com relações verticalizadas e centralizadoras.
    Quando se fala em democracia como modo de vida, destaca-se a construção de um modo democrático de viver que tenha o diálogo como essência nas relações, e como forma de solução dos conflitos e dos problemas. E também de um modo de vida que pratica a escuta e a participação de todos.
    Estamos falando de um modelo horizontal e de relações de parceria; que não cria inimigos, não exige alinhamentos de posições e busca mais cooperar do que competir.
    O desafio futuro das nossas sociedades será o de adotar comportamentos democráticos em todas as nossas relações de vida. O desafio dessa aprendizagem faz parte da nossa reflexão.

    #11 - Educação em todos os lugares e ao longo de toda a vida

    #11 - Educação em todos os lugares e ao longo de toda a vida
    "Viver é o ofício que lhe quero ensinar", disse Jean-Jacques Rousseau na obra "Emílio ou da Educação", na qual ele faz um relato romanceado da vida de um menino órfão, do nascimento até o casamento. Trata-se de um menino imaginário, um aluno ideal, que deveria aprender pela experiência e curiosidade e ser educado para a autoformação. Segundo Rousseau, a educação para a vida deveria ser a própria vida. Aprender não é somente adquirir conhecimentos; é compreender o significado da vida como um todo. A educação deve ocorrer no cotidiano, na prática vivida, nas questões existenciais.
    Em Emílio, Rousseau sustenta que a formação humana é fruto de três grandes mestres: o eu, que ele chama de educar o homem para si mesmo, ou seja, para a autoformação, o autoconhecimento, a autonomia, o autocontrole de todas as suas emoções, paixões, capacidades e potencialidades; os outros, a educação para a convivência social, ou seja, a heteroformação; e a natureza, relacionada às experiências sobre coisas naturais, do mundo e que seria a ecoformação.
    Rousseau defendia que os educadores ensinassem aos seus alunos a ARTE de viver.
    E é a partir dessa clássica obra da filosofia e da pedagogia moderna, escrita em 1762, que abordamos neste podcast um tema antigo na educação, mas sempre atual, que é “Educação ao longo de toda a vida”.
    A ideia de aprendizagem ao longo da vida é muito antiga e se confunde com a própria ideia de educação, como dizia Rousseau e outros pensadores também influenciados por ele, como John Dewey, Edgar Morin.
    Aprender a aprender é aprender a viver. E viver é mudar, é transformar-se a cada momento. O aprendizado sempre é resultado de mudança. Vida e aprendizagem são permanentes processos de desenvolvimento. É um processo irrepetível e que nunca é fixo, acabado. O homem sempre será um ser inacabado, em transformação, marcado por sua incompletude.
    O episódio questiona para onde vai a nossa educação e conclui que não há mais tempo a perder. O futuro chegou. As futuras gerações não mais necessitarão de escolas que lhes transmitam conteúdos e lhes ensinem as respostas, mas que as levem a aprender a pensar; a resolver problemas, a aprender a aprender; a aprender por toda a vida.
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    Para mais informações sobre o podcast Aprendências, aos conteúdos complementares, às referências autorais e citações de autores deste episódio, acesse: www.aprendencias.com.br
    As trilhas sonoras respeitam os direitos autorais e foram adquiridas de https://www.storyblocks.com
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    Referências:
    ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2014. Pags. 09, 15 
    MORIN, Edgar. “Notas para um ‘Emílio’ Contemporâneo”. In: PENA-VEJA, A.; ALMEIDA, C. R. S.; PETRAGLIA, I. (orgs). “Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação”. Ed. Cortez, São Paulo: 2003.
    PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019, pags. 39 e 43. 
    FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. Pag. 95.

    #08 - Conversas inspiradoras: José Pacheco

    #08 - Conversas inspiradoras: José Pacheco
    Neste episódio temos a conversa com o educador português e idealizador da escola da Ponte (Portugal) José Pacheco. Ele nos contou um pouco da sua vida, os motivos que o levaram para a Educação e a sua incansável luta por uma educação democrática, humanizada e transformadora.
    José Pacheco elogia os grandes educadores brasileiros, questiona o nosso sistema educacional e propõe uma nova construção social para a garantia ao direito à educação com qualidade para todos.
    Foi uma conversa provocativa e inspiradora. Provocativa porque Pacheco convoca todas as pessoas envolvidas com a educação a se responsabilizarem pelas mudanças visando formar cidadãos de forma integral, preparados a agirem de forma autônoma, responsável e ética na sociedade. Falou da importância do vínculo entre educador e aluno, e da aprendizagem no contexto de projetos, com mediação pedagógica devidamente feita. Inspiradora porque Pacheco nos conta surpreendentes acontecimentos da sua vida, nos convida a ir para luta para visando romper os escandalosos índices de aprendizagem existentes e mostra o seu otimismo com o futuro.

    #07 - "Tecnologias digitais, redes de aprendizagem e pedagogia da escuta"

    #07 - "Tecnologias digitais, redes de aprendizagem e pedagogia da escuta"
    Neste episódio traremos um pouco do pensamento de Marshall McLuhan e Ivan Illich, dois importantes pensadores heterodoxos, lá dos anos 60 e 70, que tentaram imaginar, à época, transformações profundas na educação do futuro e pensaram em redes de aprendizagem, que seriam desenvolvidas através da educação não-formal, baseada na convivencialidade e na aprendizagem automotivada. Ambos pensaram a educação para além dos espaços escolares.
    À época McLuhan já dizia que a era tecnológica colocaria em xeque o modelo de aulas expositivas, o meio mais difundido de educação de massa, e que a nova era ia exigir um engajamento de toda pessoa. O educador de amanhã precisaria lançar-se à apaixonante tarefa de criar um novo âmbito escolar.
    Illich por sua vez condenava a escola burocratizada, rigidificada e desinteressante. Aquela que fragmenta o conhecimento e é desconectada da vida real dos alunos; que não clarifica a realidade; que ao invés de melhorar as relações humanas e a convivência, isola as pessoas; uma escola que turva a imaginação do estudante.
    Ambos foram pensadores críticos que captaram a emergência de uma sociedade em rede e pensaram as mudanças que hoje aí estão. Questionaram velhos processos educativos que perduram até o momento.
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    McLuhan usava a metáfora do espelho retrovisor. Segundo ele, as novas tecnologias trazem transformações profundas na sociedade, mudando a forma de pensar em relação a cultura anterior. Mas as mudanças demoram, pois segundo ele, nós olhamos o presente pelo espelho retrovisor. O que ele quis dizer com essa expressão, é que as invenções não mudam automaticamente as mentalidades das gerações que as realizam, porque olhamos para o presente com um olhar do passado. Avaliamos os impactos das novas tecnologias de acordo com os paradigmas das velhas tecnologias. São as novas gerações, que enxergam bem as mudanças e as incorporam, como estrutura de pensamento. Segundo as suas palavras, todo “salto da humanidade para frente, é dado sempre pelas novas gerações...”. Por isso ele dizia que “... as escolas dispensam, mais e mais, energias diversas preparando os escolares para um mundo que já não existe”, ou seja, estamos trabalhando com os alunos muitas coisas que já não fazem mais sentido. Isso ocorre porque temos um hiato, um descompasso, entre a evolução das tecnologias e da educação.
    O ponto essencial que eu destaco desse olhar de McLuhan é a importância da escuta dos nossos alunos, que estão à frente no uso das tecnologias e com outras perspectivas e olhares em relação ao mundo.
    Praticar a pedagogia da escuta como prática educativa, como falava Paulo Freire, que teve o diálogo e escuta como essências da sua pedagogia. Os seus conhecidos círculos de cultura eram verdadeiras rodas de conversas para proporcionar uma boa escuta.

    #EP17º - Dose Única -Indefinições do Auxílio Brasil e o fim do Bolsa Família, homenagem ao Pe Júlio Lancellotti.

    #EP17º - Dose Única -Indefinições do Auxílio Brasil e o fim do Bolsa Família, homenagem ao Pe Júlio Lancellotti.
    🎙️📻📟 Dose Única, medida certa de informação. No #EP17 tem notícias, informações, poesia e opinião. - Indefinições do Auxílio Brasil e o fim do Bolsa Família deixa suspenso o futuro de benefício social.- Pe Júlio Lancellotti recebe homenagem em São Paulo pela luta incansável pelo direito dos mais pobres. - Relatório do CIMI denuncia um grave retrato da violência aos povos indígenas. – O Brasil perde Marília Mendonça, ícone do sertanejo e do empoderamento feminino na música. – Centro de acolhida Campo Limpo é o novo espaço para a Pop Rua da zona sul de São Paulo.

    CL News - 20 Setembro 2021

    CL News - 20 Setembro 2021
    Presidente Bolsonaro e Boris Johnson se encontram em NYC na véspera da abertura da Assembleia Geral da ONU; pseudo-relator da CPI da Cleptocracia adia relatório sobre a presepada; Google assusta usuários no domingo com imagem fantasmagórica de um embusteiro centenário, e muito mais.
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    #15 - O Esperançar

    #15 - O Esperançar

    NO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE, PROFESSORAS E PROFESSORES COMPARTILHAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VIVÊNCIAS E OPINIÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA, A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIREANA.

    ENTREVISTADOS:  

    OSVALDO LIMA, PROFESSOR DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL, MABEL CAVALCANTI, EDUCADORA DO COLETIVO PAULO FREIRE PORTUGAL E JOÃO LUIZ PEDROSA, PROFESSOR DE GEOGRAFIA E EX-PARTICIPANTE DO REALITY BIG BROTHER BRASIL.

    APRESENTAÇÃO: ANA CAROLINA MALVÃO - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO/JORNALISMO, HUGO ROSAS -  LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO/MÍDIAS DIGITAIS E

    COLABORAÇÃO: KAREN LUCENA - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO.

    PRODUÇÃO: JERSON PITA

    COORDENAÇÃO DE JORNALISMO: CRISTIANO RECKZIEGEL

    TRILHA SONORA E PÓS PRODUÇÃO: TÍMPANO, PRODUÇÃO E ÁUDIO DESIGN

     

    Paulo Freire with Walter Omar Kohan, Part Two

    Paulo Freire with Walter Omar Kohan, Part Two

    Paulo Freire (1921-1997) is one of the most widely read and studied educational thinkers of our time. His seminal works, including Pedagogy of the Oppressed, sparked the global social and philosophical movement of critical pedagogy, and his ideas about the close ties between education and social justice and politics are as relevant today as they ever were. In part two of this episode, Walter Omar Kohan discusses his book, Paulo Freire: A Philosophical Biography, as well as the relationship between education and politics more broadly. He contextualizes Freire's work within the past and current political terrain in Brazil and encourages educators to put themselves and their educational work into question by highlighting some of Freire's lesser known thoughts on time.

    Paulo Freire with Walter Omar Kohan, Part One

    Paulo Freire with Walter Omar Kohan, Part One

    Paulo Freire (1921-1997) is one of the most widely read and studied educational thinkers of our time. His seminal works, including Pedagogy of the Oppressed, sparked the global social and philosophical movement of critical pedagogy, and his ideas about the close ties between education and social justice and politics are as relevant today as they ever were. In part one of this episode, Walter Omar Kohan discusses his book, Paulo Freire: A Philosophical Biography, as well as the relationship between education and politics more broadly. He contextualizes Freire's work within the past and current political terrain in Brazil and encourages educators to put themselves and their educational work into question by highlighting some of Freire's lesser known thoughts on time.

    The Legacy of Paulo Freire

    The Legacy of Paulo Freire

    Paulo Freire framed education as a pathway to liberation in his seminal work, “Pedagogy of the Oppressed.” His work has influenced generations of educators, including GLP Founder, Dr. Jane Vella. In this episode we talk with Robb Davis of California and Alex Ciconello of Brazil – two long-term Dialogue Education™ practitioners who hold the legacy of Freire’s principles dear to heart. They share stories of how this revolutionary approach to education is still alive today around the world, from city governments to grassroots social justice movements.

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    This show is produced by Global Learning Partners and Greg Tilton JR. You can learn more about GLP at our website, as well as check out Greg's work and services!  

    Theme music: 'Pretty Face' by Una Walkenhorst. You can hear more of Una's music at her website!

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    Quando à educação não é libertadora o sonho do oprimido é ser opressor

    Quando à educação não é libertadora o sonho do oprimido é ser opressor
    "Quando à educação não é libertadora, o sonho do oprimido é vira opressor" Paulo Freire

    1 - O trabalho transforma pessoas em mostros;
    2 - O capital sugar à vida das pessoas e promove a exclusão;
    3 - Só à educação transforma uma sociedade e muda classes;
    4 - O dinheiro não acaba à pobreza, o conhecimento sim;
    5 - A educação tem a missão de forma pessoas criticamente corretas.
    1 - O trabalho transforma pessoas em mostros;
    2 - O capital sugar à vida das pessoas e promove a exclusão;
    3 - Só à educação transforma uma sociedade e muda classes;
    4 - O dinheiro não acaba à pobreza, o conhecimento sim;
    5 - A educação tem a missão de forma pessoas criticamente corretas.

    14 - Los fines de la educacion

    14 - Los fines de la educacion
    Podcast nº14 - Los fines de la educación

    Ha pasado mucho tiempo desde la última emisión del podcast. Pero ya estamos de vuelta. En este episodio hablaremos sobre los fines de la educación, donde estarán presente las respuestas de grandes eminencias del mundo educativo como Paulo Freire, John Dewey, Ken Robinson y Humberto Maturana.

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