Logo

    bncc

    Explore "bncc" with insightful episodes like "As 10 competências da BNCC e sua implantação", "#16 - Educação, Separação dos Saberes e Transdisciplinaridade.", "#15 - Educação para o futuro. Qual futuro?", "Episódio 65 - Novo Ensino Médio - Rodrigo Retka em entrevista a Márcio Martins" and "#2 - A palavra "aluno" significa sem luz?" from podcasts like ""Brasil Educação", "Aprendências", "Aprendências", "Conte Tudo e Conteúdo" and "Belo Português Podcast"" and more!

    Episodes (5)

    As 10 competências da BNCC e sua implantação

    As 10 competências da BNCC e sua implantação

    Com a obrigatoriedade da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - documento que determina as aprendizagens essenciais que todos os alunos têm o direito de desenvolver ao longo da educação básica -, em 2020, as escolas da rede pública e privada tiveram que ajustar os seus currículos e integrar as 10 competências gerais previstas na Base. Nesse episódio, você confere como está sendo a implementação dessas competências no Brasil e quais avanços e melhorias a educação ainda precisa enfrentar.

    Quem traz esse panorama é Katia Smole, ex-secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação) e diretora-executiva do Instituto Reúna, instituição com foco na implementação da BNCC.

    Acesse nosso site: Revista Educação (https://revistaeducacao.com.br/)

    Nos siga nas redes sociais: @revistaeducacao

    Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube

    Envie a sua opinião: podcasts@rfmeditores.com.br 

    #16 - Educação, Separação dos Saberes e Transdisciplinaridade.

    #16 - Educação, Separação dos Saberes e Transdisciplinaridade.
    Nos seus longos anos de estudos com povos africanos e com as civilizações americanas, como os povos maias, incas, astecas e da região amazônica, o Professor Ubiratan D’Ambrósio constatou que esses povos trabalhavam os conceitos matemáticos como um empreendimento humano, visando resolver problemas da vida, e isso envolvia tudo: história, espiritualidade, ciências da natureza, a geografia, ou seja, um pensar religado, transdisciplinar.
    Com as suas pesquisas, o professor nos convidou a unir os saberes. Ele criou a metáfora “gaiolas epistemológicas” para dizer que quando cada disciplina é engaiolada, só é possível entender a linguagem da disciplina, como “Biologuês”, o “Matematiquês”, o “Fisiquês”, e sustentava a importância de colocar todas as ideias juntas.
    As chamadas ciências exatas não podem ser separadas dos processos humanos, sociais e culturais, e precisam ser vistas numa perspectiva transdisciplinar e transcultural.
    Quando compartimentamos o pensamento e dividimos os saberes, estamos pensando e discutindo dentro de um espaço restrito, dentro de uma mesma cultura engaiolada. Para uma cidadania planetária é necessário juntar os saberes numa “grade curricular” que não “engradeia”, a ser aplicada em todos os níveis do conhecimento. Isso não quer dizer o fim das disciplinas, mas é um convite a sairmos das gaiolas para ampliar o conhecimento, religar os fenômenos, ter um olhar ampliado, se inspirar, criar espaço para a imaginação e a fantasia.
    O nosso podcast de hoje trata do tema Educação, Separação dos Saberes e Transdisciplinaridade.
    A BNCC traz as bases comuns para a (re)discussão do currículo nas escolas e entendemos que para a educação do presente e do futuro os nossos currículos precisam se transformar, cada vez mais, em currículos de temas, de problemas, de projetos, com trabalhos interdisciplinares. Elegemos um tema e todas as áreas trabalham aquele tema específico, gerando conhecimentos transdisciplinares.
    Quando valorizamos projetos interdisciplinares desenvolvemos nos alunos a aprender os processos complexos do pensar, pois juntamos o que é separado; possibilitamos as experimentações e as pesquisas; eles aprendem a selecionar, criticar, comparar, sintetizar, avaliar. Despertam para o aprender. São enormes os desafios da educação e entre os principais está o despertar no estudante a fome do saber, como diria Rubem Alves. Para fazer frente ao desinteresse das aulas passivas, cada vez mais é preciso trabalhar com projetos e metodologias ativas e participativas, para despertar nos estudantes a inquietação, a curiosidade, o estranhamento, a fome do saber.

    #15 - Educação para o futuro. Qual futuro?

    #15 - Educação para o futuro. Qual futuro?
    A nossa reflexão de hoje é sobre qual é a educação que temos que dar para as futuras gerações, para que elas possam enfrentar o novo e o mundo no futuro? Como ajudá-las a olhar para um futuro tão incerto?

    Salman Khan é o fundador da Khan Academy, uma plataforma online de educação livre e organização sem fins lucrativos, que trabalha com vídeos educativos no Youtube e já recebeu milhões e milhões de visitantes virtuais. Ele escreveu o livro “Um mundo uma escola. A Educação Reiventada”, no Brasil publicado pela Editora Intrínseca. É um livro interessante e nele Khan faz uma forte crítica do sistema educativo tradicional nesse mundo de incertezas e de altas velocidades. 
    ​
    Salman Khan costuma dizer que a escola tradicional não responde ao funcionamento do cérebro e que o mundo necessita de pessoas criativas, curiosas, investigativas,  que sejam capazes de criar e implementar novas ideias e que estejam dispostas a aprender sempre, ao longo da vida. 
    ​
    No livro Khan faz o seguinte questionamento: “uma vez que não podemos prever exatamente o que os jovens de hoje vão precisar saber em dez ou vinte anos, o que lhes ensinamos é menos importante do que como eles aprendem a ensinar a si próprios”[i].
    ​
    Para Khan “...a tarefa crucial da educação é ensinar as crianças como aprender. Conduzi-las a querer aprender. Alimentar a curiosidade, encorajar a capacidade de se maravilhar, e instilar confiança para que no futuro tenham as ferramentas para encontrar respostas a muitas das perguntas que ainda não sabemos nem sequer fazer”.[ii]

    [i] KHAN, Salman. Um mundo uma escola. A Educação Reiventada. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca. Edição digital, 2013. Kindle, posição 2088
    ​
    [ii] Idem, 2013, posição 2091.Â

    Episódio 65 - Novo Ensino Médio - Rodrigo Retka em entrevista a Márcio Martins

    Episódio 65 - Novo Ensino Médio - Rodrigo Retka em entrevista a Márcio Martins
    Esta semana, o Conte Tudo & Conteúdo traz o Coordenador Pedagógico do Ensino Médio no Colégio Pensi, Rodrigo Retka, para falar sobre um tema que chega às escolas do Brasil em 2022: as mudanças no Ensino Médio, suas regras e desafios.
    O professor traz reflexões importantes para que a nova realidade pedagógica seja de fato transformadora. Uma delas, é a aproximação do Ensino Médio com o Ensino Superior, trazendo conhecimento de áreas com as quais os alunos possam ter afinidade na escolha profissional.
    Para Rodrigo, todo processo de transformação traz preocupações e a principal delas é como cada escola vai se adaptar à nova realidade. Ele conta como está sendo a transição do antigo para o novo Ensino Médio no Colégio Pensi.
    Rodrigo também comenta os cenários da educação na pandemia: o estudo online, o presencial e o híbrido - os ganhos e perdas em dois anos de Covid-19.
    Uma curiosidade é que Rodrigo Retka tem um canal no YouTube: "Arte de Segunda", com conteúdo de arte e cultura. O professor youtuber conta como nasceu a ideia de fazer um canal para se reconectar com questões sociais que fizeram parte de sua trajetória de vida.

    Instagram: @rodrigoretka
    YouTube: Arte de Segunda